quinta-feira, 28 de março de 2013

quarta-feira, 27 de março de 2013

Arquitetura de embalagens


Você conhece o nosso setor de Arquitetura de Embalagens? Aqui na Mattavelli conseguimos atender desde ações promocionais a produtos de linha, em pequena ou grande quantidade. Oferecemos tudo para que você possa desenvolver seu projeto em um único lugar.




Com maquinário de ponta e equipe especializada, podemos assessorar em todo o processo de desenvolvimento da embalagem, especialmente em relação à adequação gráfica, que é fundamental para a viabilidade econômica da produção do material.



Outro diferencial é a produção de mockups. Você recebe diferentes sugestões em branco para decidir com segurança o estilo da embalagem, o design e a criação visual, afinal, a embalagem pode fazer a diferença na hora da compra.

Que saber mais? Entre em contato conosco!


quinta-feira, 21 de março de 2013

Meio ambiente: torre transforma poluição sonora em energia


Cinco designers franceses criaram o “Soundscraper”, uma torre de 100 metros de altura capaz de captar os ruídos da cidade e de transformá-los em eletricidade. Projetada para ser instalada próxima a rodovias e estradas com grande fluxo de veículos e onde a poluição sonora atinge seu máximo, ela poderia produzir até 150 MW/h, o equivalente a 10% do consumo de iluminação urbana de Los Angeles, segundo pesquisas.



A foto da torre é um pouco estranha, porque a fachada é recoberta por cílios com sensores de som que vibram dependendo da intensidade e direção dos ruídos urbanos. Eles podem captar um amplo espectro de frequência, do tráfego de veículos, de obras em andamento e até mesmo de aviões que atravessam o céu.

Uma torre dessas em São Paulo seria incrível, não acham?

terça-feira, 19 de março de 2013

Livro de artes


Um livro dedicado às artes merece uma impressão fiel as obras que ilustram o volume. Por isso, foi impresso na Mattavelli o livro “Olhar os Museus, Olhar a Cidade”, de autoria de Ana Cristina Carvalho e Carlos Faggin, com fotos de Márcio Scavone e desenhos  de Pedro de Kastro. 



A obra de 330 páginas apresenta um ensaio que procura conduzir o leitor por museus da cidade abordando o espaço arquitetônico do museu e seu impacto na cidade, as coleções de obras e seus programas interpretativos e as possibilidades de percursos conjuntos.



O volume foi produzido com capa dura em papel couchê brilhante L2 150 g/m², no formato 220x227 mm, com laminação fosca, verniz UV com reserva. O miolo foi impresso em papel couchê fosco L2 150g/m² no formato 175 x 233mm e conta com verniz fosco.


quinta-feira, 14 de março de 2013

6 tendências na relação entre marcas e consumidores


Um estudo desenvolvido pela Tátil Design de Ideias aponta “6 Tendências para o Agora”.  A  empresa agregou as informações e dados colhidos em pesquisas feitas para seus clientes e criou um documento que traz uma interpretação sobre comportamentos e hábitos percebidos ao longo do último ano. Por isso, empresas que desejam garantir sua sobrevivência no futuro precisam olhar as transformações sociais, entender o meio onde estão inseridas e reparar em como o relacionamento com seus consumidores está evoluindo.



1.  Poder para Todos
Muitas indústrias trabalham com patentes e a sociedade está acostumada a lidar com restrições, bloqueios e rótulos. Mas as gerações mais jovens nasceram com uma perspectiva diferente sobre o assunto e se acostumaram a não pagar por informação, música, entre outros. Surge, assim, um movimento que se fortalece a cada dia baseado nos conceitos de informação livre, criação compartilhada e descentralização dos pólos produtores de conteúdo. Especialistas não são mais as únicas figuras que disseminam dados, o que representa o fim de uma hierarquia.

2. Monitoramento
Colher dados sobre como as pessoas se comportam, consomem e vivem é uma iniciativa cada vez mais comum por parte das organizações. O mais importante, no entanto, é analisar os números e gráficos e entender o que está por trás desses indicativos para poder usá-los em planejamento estratégico e na criação de ferramentas realmente úteis e eficientes para seus públicos. As empresas que saem na frente da concorrência são aquelas que encontram tempo para interpretar esses dados e fazer uma reflexão.

3. Declínio da Propriedade
Os bens materiais têm atributos que agregam valores aos seus usuários e são considerados uma forma de identificar alguém como pertencente ou não a um determinado grupo ou clã. As marcas têm usado isso a seu favor, mas agora a noção de posse se apresenta de maneira diferente. As pessoas começam a questionar qual a real ligação dos produtos com a maneira e possibilidades de se desfrutar a vida. A percepção de que os produtos não trazem necessariamente felicidade têm feito alguns itens como casa e carro próprios serem substituídos por serviços alternativos à compra.

4. Hackathon
O termo Hackathon une os conceitos de programação (Hack) e maratona (marathon) e tem sido usado pelas empresas para testar a eficiência de novas ideias de forma rápida. Por botar quase instantaneamente em prática o que antes só estava no papel, essa forma de buscar novos projetos tem ganhado vantagem em cima do brainstorm. A possibilidade de testar o que dá ou não certo e apostar em desenvolvimento contínuo tem feito muitas incubadoras e aceleradoras a enxergarem as startups como as empresas do futuro.

5. Eu Amo Minha Cidade
A sensação de pertencimento faz parte da composição da identidade de qualquer pessoa. Todos têm necessidade de fazer parte de um grupo e demarcar presença. Com a globalização, o sentimento de pátria às vezes é afetado ou se torna confuso. O que se vê, no entanto, é um resgate à valorização dos traços individuais e da disseminação de conversas e debates por parte das pessoas sobre a cidade, a cultura e o país onde vivem. Por isso, é cada vez mais comum que empresas desenvolvam ações que dialogam com a paixão de ser brasileiro ou pertencer a determinado Estado. O amor pelo país e metrópoles está estampado em campanhas e em produtos.

6. Valor Compartilhado
O lucro é a principal preocupação de qualquer companhia, mas o retorno financeiro não é o único parâmetro que deve ser levado em consideração e avaliado em um negócio. Outros capitais como o humano, o cultural e o social ganham importância e influenciam a relação entre marcas e consumidores. As empresas entendem, cada vez mais, que precisam ser relevantes para as pessoas em situações e contextos mais amplos e não apenas na hora do consumo. Com isso, cresce o número daquelas preocupadas em agir na vizinhança dos locais onde estão instaladas suas fábricas e sedes e atingir positivamente todo o público envolvido em suas cadeias de processos

Fonte: Exame.com

quarta-feira, 13 de março de 2013

Catálogo Speedo


O verão ainda não acabou, mas a Mattavelli já produziu o catálogo de inverno da marca esportiva Speedo.

No formato 220 x 297 mm, a capa foi impressa em papel couchê brilhante 350 g/m², com laminação fosca frente e verso e verniz UV com reserva. O miolo 1 tem couchê brilhante 170 g/m² e verniz base d’água brilho frente e verso. No miolo 2 foi usado papel Duo Design Synar Royal 250 g/m² com verniz base d’água brilho frente e verso.


segunda-feira, 11 de março de 2013

Dia Internacional da Mulher repleto de mimos na Gráfica Mattavelli


As funcionárias da Mattavelli tiveram uma sexta-feira repleta de mimos pelo Dia Internacional da Mulher, afinal, um dia em que se comemora tantas lutas e conquistas não poderia passar em branco.



O dia começou com um café da manhã especial seguido de tratamentos de beleza. As colaboradoras da Mattavelli participaram de uma sessão de cuidados com pele e foram maquiadas.





No período da tarde as funcionárias também foram recepcionadas com uma mesa de café caprichada e tiveram uma pausa no trabalho para cuidar da beleza.


quinta-feira, 7 de março de 2013

CorelDRAW anuncia concurso de design




A Corel acaba de anunciar o seu concurso “CorelDRAW International Design Contest 2013” que vai premiar as melhores criações produzidas com a utilização do CorelDRAW e Corel PHOTO-PAINT X6. Os trabalhos podem ser enviados até 30 de junho. Os inscritos serão classificados em seis categorias e concorrerão a mais de US$ 100.000 em prêmios.

O concurso será dividido nas seguintes categorias:

  • Propaganda/Gráficos de especialidades: exemplos de folhetos, brochuras, logotipos, sinais, banners, prêmios, gravura e outros desenhos relacionados à propaganda, marketing ou ponto de compra (POP);
  • Decorações Autocolantes para Carros: desenhos usados em carros, caminhões, barcos e outros veículos;
  • Desenho Têxtil/de moda: desenhos para moda, bordados e impressão direta no vestuário;
  • Ilustração e Belas-Artes em geral: desenhos artísticos, criativos e exclusivos;
  • Estudante: desenhos enviados por estudantes inscritos formalmente em uma instituição educacional;
  • Categoria de Bônus: Vídeo de Speed Drawing - vídeos em time lapse que mostram a criação de desenhos em CorelDRAW ou PHOTO-PAINT X6 (duração máxima de dez minutos. Os desenhos enviados em outra categoria também podem participar desta categoria).

A análise dos trabalhos será realizada em julho de 2013 e os vencedores serão anunciados no dia 31 de agosto. Três vencedores, incluindo um do prêmio principal, serão escolhidos para cada categoria, resultando em um total de 18 premiados.

O vencedor do grande prêmio será contemplado com uma impressora/cortadora para desktop Roland VersaStudio BN-20, Wilcom Embroidery Studio Designing gratuito e US$ 10.000 em dinheiro. Outros prêmios incluem os produtos da Wilcom, SkyFonts, Wacom e Corel. 

O regulamento do concurso está disponível em www.corel.com/design-contest .

Com informações da Publish

quarta-feira, 6 de março de 2013

Livro Anual Design Centro do Brasil


Mais uma vez foi produzido na Mattavelli o livro Anual Design Centro do Brasil, uma publicação que é referência no setor. A 6ª edição do livro está ainda mais luxuosa e teve participação recorde de profissionais. O livro apresenta projetos de alto nível de arquitetura, design de interiores e paisagismo.

A versão impressa do anuário pode ser adquirida pela internet. Basta acessar este link: http://www.anualdesign.com.br/store/


sexta-feira, 1 de março de 2013

Livro aborda desafios e oportunidades do setor gráfico

 
A agBook acaba de lançar  o livro “Rompendo o Futuro – Sabedoria Incomum para a Navegação no Desafiador Mercado Gráfico”, dos autores norte-americanos Dr. Joe Webb e Richard Romano, com tradução e prefácio de Hamilton Terni Costa.
 
A publicação aborda de maneira provocativa os desafios do mercado de impressão e as oportunidades que permeiam o setor gráfico como um todo.  Os autores fazem um convite à construção de um novo futuro a partir do entendimento das causas das mudanças que vivemos como  ampliar a base de oferta ao entender, incluir e oferecer novas tecnologias, mesmo que sejam disruptivas a ponto de competirem e, muitas vezes, substituírem a tecnologia atual.

O livro pode ser comprado no site da editora. A versão impressa custa R$ 43,66 e a versão digital R$ 18,09.
Mais informações: www.agbook.com.br