segunda-feira, 18 de junho de 2012

Mattavelli incentiva campanha para doação de sangue


Pelo segundo ano consecutivo a Gráfica Mattavelli produz o material da campanha “Eu dou sangue por São Paulo” e também incentiva a ação. A campanha tem o objetivo de motivar e mobilizar a sociedade a realizar doações de sangue periódicas.
A necessidade de doações de sangue cresce em progressão geométrica enquanto o número de doadores, na melhor hipótese, em progressão aritmética (isto quando não decresce). Por isso, a ambição do projeto é fazer com que as pessoas incluam a doação de sangue em seus afazeres periódicos, assim como o corte de cabelo, a troca de óleo do carro ou a ida profilática ao dentista.
A campanha deste ano ainda conta com dias especiais para doação de sangue. Nesta terça-feira, dia 19, será o Dia da Doação do Artista e contará com a presença do cantor Jair de Oliveira, das atrizes Thaís Pacholek, Gabriela Duarte, Jacqueline Delabona, Tânia Khalil, Patrícia Naves, dos atores Caco Ciocler, Carlos Casagrande, Juan Alba, Oscar Magrini, Germano Pereira, Daniel Iasi e das apresentadoras Cynthia Benini, Amanda Françozo 
Na quinta-feira, dia 21, é Dia da Doação do Atleta e terá a presença do time de Volei Medley/Campinas incluindo Mauricio Lima e o piloto Marquinhos Gomes e equipe de Stock Car Full Time/Medley. Um dos carros da equipe, que leva impresso em suas laterais a frase, “Salve uma vida. Doe Sangue” estará exposto em frente à FUNDAÇÃO PRÓ-SANGUE durante todo o dia. E na sexta-feira, dia 22, é Dia da Doação do Político e Empresário.
Uma carreata também está sendo organizada para o dia 24 de junho, último domingo da campanha, com a participação de grupos de motociclistas, como os Bodes do Asfalto, Federação de Moto clubes do Estado de SP, clubes de carros antigos, entre outros. Mais informações: www.eudousangue.com.br
Requisitos básicos para doação de sangue
» Estar em boas condições de saúde.
» Ter entre 16 e 67 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).
» Pesar no mínimo 50kg.
» Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
» Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
» Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Impedimentos temporários
» Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas.
» Gravidez: 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
» Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
» Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
» Tatuagem nos últimos 12 meses.
» Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, como não usar preservativo com parceiros ocasionais ou desconhecidos: aguardar 12 meses.

Impedimentos definitivos
» Hepatite após os 11 anos de idade.
» Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.
» Uso de drogas ilícitas injetáveis.
» Malária.

Respeitar os intervalos para doação
» Homens 60 dias: até 4 doações por ano.
» Mulheres 90 dias: até 3 doações por ano.

Honestidade também salva vidas. Ao doar sangue, seja sincero na entrevista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário